terça-feira, janeiro 23, 2007

TV Cabo vai ter serviço de voz


Image Hosted by ImageShack
Écran de canal da TV Cabo

A TV Cabo vai apresentar hoje um novo serviço de voz sobre cabo, passando a oferecer os serviços de televisão, internet e voz.

Este novo serviço vem colmatar uma lacuna, já que outros prestadores de serviço de cabo, como a Cabovisão, já ofereciam uma solução mais completa e aumenta a competição relativamente aos serviços baseados nas linhas clássicas de telefone.

A apresentação, que ocorre num momento delicado da vida da Portugal Telecom (PT), vai contar com a presença do presidente do grupo, Henrique Granadeiro, e de Zeinal Bava, presidente da PT Multimédia.

Ao acrescentar o serviço de voz através da rede de cabo, a PT Multimédia passa a competir directamente com a PT no mercado de voz, numa opção estratégica previamente anunciada, independente do desfecho da OPA da Sonaecom à PT, e que previa a separação entre os dois negócios.

A TV Cabo, empresa integrada na PT Multimédia, é a líder do mercado de televisão por cabo em Portugal, com cerca de 1.400.000 de clientes e uma quota de mercado superior a 80%.

Cada vez mais, os serviços sobre cabo tendem a satisfazer uma multiplicidade de suportes que anteriormente estavam distribuidos por diversos meios e eram, habitualmente, da responsabilidade de empresas distintas.

Esta estratégia era natural, já que o telefone fixo tem vindo a perder clientes, com opções no sentido dos telemóveis ou mesmo da voz via Internet, pelo que a quebra de clientes da rede de cobre da PT impunha uma solução dentro do grupo.

Com a implementação destas funcionalidades, espera-se, por um lado, que haja uma consolidação de recursos e uma diminuição dos custos para o cliente, mas também que sejam implementadas medidas no sentido de aumentar a fiabilidade do sistema que pode ser o único meio de comunicação de muitas habitações.

Lembramos que já existe, embora ainda em modo experimental, televisão de alta defenição via Internet, sendo que o fornecimento de cada vez mais serviços sobre um único cabo é uma tendência que será difícil de evitar no futuro, tornando obsoletos muitos dos meios tecnológicos que usamos até há bem pouco tempo.

Com a integração de serviços de TV voz e dados e a disponibilização dos primeiros canais de alta defenição, estes próximos meses vão marcar mais uma etapa importante quer a nível tecmológico, quer numa nova relação dos "media" com o público, que será mais interactiva e participativa, com uma voz cada vez mais activa na seleção de conteúdos.

1 comentário:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/