quinta-feira, janeiro 18, 2007

Televisão via Internet: Joost em fase Beta


Image Hosted by ImageShack
Écran do Joost TV

O "The Venice Project" que apresentamos recentemente deu mais um passo no sentido da sua concretização e mudou o nome para "Joost", que será, prevê-se, defenitivo.

Esta estação de televisão virtual encontra-se em fase de testes e já dispõe de alguns canais, transmitidos via Internet, recorrendo à tecnologia "peer to peer" ou P2P que os autores desenvolveram para o Skype.

Quem pretender participar nos testes e ter uma visão antecipada deste nova estação, pode inscrever-se, de modo a ter acesso ao programa que é necessário instalar e à "password" que o irá individualizar.

No "site" estão disponíveis informações importantes, sobretudo a nível de ajuda para a instalação e configuração, que poderá revelar-se algo complexa caso se esteja a aceder através de um "router" com "firewall" ou caso no nome do utilizador se encontrem caracteres portugueses não ASCII.

Podemos informar que existe na área de ajuda a lista de portas que têm de ser abertas, de modo a haver fluxo de dados e, caso o nome do utilizador no seu próprio computador tenha caracteres acentuados, por exemplo, só conseguirá fazer "login" se criar um novo utilizador com um nome sem acentos e através ele correr o programa.

Sugerimos aos nossos leitores a inscrição na fase de teste que irá dar uma perspectiva do que a Internet vai trazer num futuro muito próximo e poderá, um dia, ser uma alternativa à televisão que hoje temos.

Sem comentários: