O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho anunciaram que um novo símbolo, o cristal vermelho, irá juntar-se à "cruz vermelha" e ao "crescente vermelho", até hoje reconhecidos como símbolos destas organizações.
O "cristal vermelho" é composto pelo contorno de um losango vermelho apoiado numa das suas pontas sobre fundo branco, e será reconhecido como um novo emblema humanitário internacional, regulamentado por um protocolo adicional às Convenções de Genebra de 1949 que acaba de entrar em vigor.
Este novo símbolo deverá ter um reconhecimento e respeito idêntico ao que é dado à cruz vermelha e ao crescente vermelho, sendo mais neutro por não se identificar com qualquer religião, facto importante em zonas de conflito como acontece no Médio Oriente.
Existe, no entanto, a possibilidade de usar este novo símbolo em conjunto com algum dos previamente existentes, seja como sobreposição, seja lado a lado.
A introdução deste novo símbolo não obriga à alteração de nenhum dos existentes, mas ajudará organizações de socorro como a Magen David Adom israelita e o Crescente Vermelho Palestiniano a identificar-se de forma neutra numa zona em que a identificação com símbolos religiosos é perigosa e, infelizmente, pouco respeitada.
O protocolo que introduziu o "cristal vermelho" nas Convenções de Genebra foi aprovado numa conferência diplomática realizada em Dezembro de 2005, e já foi assinado por 84 estados, 9 dos quais já o ratificaram.
Por ter sido muito pouco divulgado entre nós e merecer um tratamento igual ao da "cruz vermelha" e do "crescente vermelho", que todos conhecemos, reiteramos a importância de divulgar este novo símbolo que começará a ser incluido em veículos e equipamentos de socorro em diversas partes do Mundo, com especial incidência nos locais onde os conflitos se eternizam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário