sábado, janeiro 20, 2007

Globalsat GH-601 - GPS Multi usos


Image Hosted by ImageShack
O Globalsat GH-601 existe em verde e laranja

Os sistemas de GPS estão cada vez mais polivalentes, portáteis e o seu baixo preço começa a impô-los como um equipamento quase obrigatório, mesmo a nível individual.

A Globalsat, um dos fabricantes de referência que tem concebido alguns dos produtos mais inovadores do mercado, lançou o GH-601, que visa um segmento de mercado que vai desde o desportista, que o pode usar no pulso, até aplicações mais sofisticadas, com ligação a um PDA ou computador pessoal via porta USB.

Este modelo é baseado no "chip" SIRF III, da geração mais recente, e inclui um LCD monocromático e uma caixa rígida selada, à prova de água, que permite a sua utilização ao ar livre.

O GH-601 suporta WAAS/EGNOS e permite armazenar pontos de passagem ou "waypoints" e itinierários ou "tracks", com funções como o regresso ao ponto de partida ou o registo de um dia de percurso.


Image Hosted by ImageShack
Publicidade do Globalsat GH-601

As dimensões, algo condicionadas pelo "display" de 80 x 120 pixels, são de 82.5 x 46 x 18.5 milimetros e o peso é de apenas 72.87 gramas, incluindo a bracelete para usar à volta do pulso.

A alimentação é feita através de bateria de lítio, recarregável, que permite utilização de até 16 horas com o GPS, bússola e altímetro ligados, e a actualização do "firmware" pode ser feita através de um computador com Windows 98/2000/XP.

Em Portugal, o GH-601 pode ser adquirido na Chip7 por 129 euros, um valor que o torna particularmente competitivo quando comparado com outros modelos que são incapazes de operar de forma independente.

Dadas as suas características inovadoras, que pode responder aos requisitos de praticantes de múltiplas modalidades, sugerimos a visita ao "site" do fabricante onde todas as sua características se encontram descritas e é possível descarregar os manuais em versão electrónica.

A divulgação de um GPS que se pode classificar como individual, independente de outro equipamento e facilmente utilizável em movimento, poderá ser de interesse para quem necessite de actuar em cenários de risco ou situações de emergência onde a segurança dependa, mesmo que parcialmente, da localização precisa do portador.

Sendo o custo consideravelmente baixo, a distribuição deste ou de outro modelo por equipas de intervenção ou de socorro será uma mais valia que permite uma maior precisão nos trajectos e na localização, quer dos próprios, quer de eventuais vítimas.

Sem comentários: