quinta-feira, janeiro 25, 2007

A culpa não pode morrer solteira...


Image Hosted by ImageShack
Local onde morreram os 6 bombeiros

O grupo bombeiros distritoguarda.com, não quer de maneira alguma que o final das conclusões do relatório do acidente de Famalicão da Serra, onde morreram 5 bombeiros de nacionalidade Chilena e um Português, acabe como acabou o relatório das vitimas dos bombeiros sapadores de Coimbra, aquando o acidente de Mortágua.

Uma vez mais, a Administração do portal
bombeiros distritoguarda.com leva até aos meios de comunicação social um assunto de extrema importância e que deveria ser abordado pelas entidades com competência e responsabilidade no Sector - O RELATÓRIO DO ACIDENTE OCORRIDO NO INCÊNDIO DE FAMALICÃO DA SERRA.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam/comentam a Administração do portal não pretende de modo algum denegrir o nome dos Bombeiros do Distrito nem do país, nem "dar tiros nos próprios pés" mas sim e porque não temos nada a perder, bem pelo contrário, pretendemos através da crítica construtiva, alertar para pequenos pormenores que conseguimos identificar como elementos integrantes de um grupo de bombeiros que sente na pele essas pequenas falhas.

Assim, e porque pretendemos dignificar e defender os interesses dos bombeiros do distrito e do país, decidimos tornar público o nosso descontentamento com a forma como está a ser conduzido o relatório do acidente de Famalicão da Serra, concelho da
Guarda, onde a 9 de Julho de 2006 morreram 5 bombeiros Chilenos e um Português.

Para tal enviamos uma carta dirigida ao Ex.mo Senhor Presidente do
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) onde mencionamos o nosso desagrado, pela forma como está a ser encaminhado este processo.

Em nossa opinião consideramos que o apuramento dos factos e das responsabilidades, devem ser do conhecimento não só da
Escola Nacional de Bombeiros - entidade responsável por administrar cursos de combate a incêndios florestais - como também de todos aqueles que directamente combatem incêndios. Só deste modo poderemos corrigir o que tem de ser corrigido e melhorar-mos a nossa prestação de serviços de modo a garantirmos a nossa integridade e um melhor socorro.

Como tal, pedimos por escrito ao Sr. Presidente do
SNBPC se digne analisar este nosso ponto de vista e nos informasse quais as diligências que tenciona por em marcha, de modo a que as conclusões do referido relatório sejam do conhecimento de todos os Bombeiros de Portugal.

Abrimos um fórum de discussão em
http://www.bombeirosdistritoguarda.com/forum onde pretendemos debater este assunto, apelamos a todos os bombeiros que, NÃO DEIXEM DE COMENTAR ESTE ASSUNTO QUE DIZ RESPEITO A TODOS DÓS, POIS FORAM OS BOMBEIROS CHILENOS E O NOSSO CAMARADA SÉRGIO ROCHA, MAS, PODIAMOS TER SIDO NÓS.

Cumprimentos,

A Administração do portal
www.bombeirosdistritoguarda.com

Ao divulgarmos esta mensagem enviada pelo grupo bombeirosdistritoguarda.com queremos solidarizar-nos com esta exigência de transparência e insistir na absoluta necessidade de nunca deixar estes acidentes cair no esquecimento e exigir que, ao contrário do habitual, os inquéritos cheguem ao fim e as conclusões sejam reveladas.

Sobre o trágico acidente onde se perderam 6 vidas humanas já tecemos diversos comentários, mas não podemos deixar de ressalvar a necessidade de, para além do apuramento de eventuais responsabilidades, sejam revistos procedimentos e a própria formação, de modo a que situações semelhantes não se repitam.

Esquecer o sucedido ou não aprender com os erros, é, para além de criminoso, insultar a memória dos que faleceram em Famalicão da Serra bem como todos aqueles que ainda estão dispostos a arriscar a vida pelos seus semelhantes.

A todos quantos lerem esta mensagem, agradecemos que a divulguem e insistam com as autoridades competentes, nomeadamente junto do Ministério da Administração Interna e do SNBPC, no sentido de divulgar o relatório e implementar as alterações que as suas conclusões, certamente, recomendam.

Sem comentários: