segunda-feira, setembro 24, 2007

Preço do One Laptop per Child aumenta outra vez


Image Hosted by ImageShack
O OLPC modelo XO-1

O preço dos portáteis criados pelo projecto One Laptop Per Child, (OLPC) inicialmente previsto para ser vendido por 100 dólares, tem vindo a aumentar sucessivamente, estimando-se agora que o XO-1 venha a custar 188 dólares.

As variações cambiais e o dólar particularmente fraco pode, só por sí, justificar a subida para os 188 dólares, quando em Maio o preço de produção era estimado em 176.

Este projecto, que visa dotar de equipamentos informáticos crianças e jovens de de países menos desenvolvidos, tem enfrentado várias dificuldades, mas espera-se que no próximo mês de Outubro, concluidos os testes de "hardware" e de "software", os primeiros XO sejam produzido.

Apesar dos aumentos, já estão encomendados mais de 3.000.000 de OLPC, com o Brasil, Líbia, Tailândia e Uruguai a serem os primeiros países a receber um equipamento que promete ficar na história da informática.

O OLPC não é, para nós, apenas mais um computador, mas um dos mais importantes meios tecnológicos de integração social, que bem gostariamos de ver a ser distribuido entre os nossos estudantes e a instituições de interesse público.

O facto de Portugal ter apostado em equipamentos convencionais, com sistemas operativos da família Windows, poderá ser uma aposta no sentido do imediatismo dos resultados, mas o OLPC poderia, com menores custos, oferecer perspectivas de médio e longo prazo mais interessantes, nomeadamente na área do "software" livre.

Para além do mais, o OLPC tem um conjunto de características de resistência e durabilidade únicas, que lhe permitem ser usado em situações ou em missões onde um portátil convencional dificilmente sobreviveria, pelo que a sua disponibilização junto de instituições dedicadas ao socorro seria perfeitamente justificável.

Esperamos, pois, que em breve os primeiros exemplares estejam disponíveis nos países que aderiram a este Projecto e que Portugal reconheça a valia destes equipamentos que, repetimos, prometem uma nova perspectiva social sobre as tecnologias de informação.

Sem comentários: