sábado, setembro 29, 2007

Bases para modelos - 6ª parte


Image Hosted by Imageshack
Árvores e uma base

Para dar mais alguma "vida" às bases para modelos que temos apresentado, decidimos colocar algumas árvores em miniatura, adequadas para a escala 1/72, que podem servir de fundo ou enquadramento ao tema principal.

As árvores para maquetes podem ser adquiridas na maioria das lojas de modelismo, especialmente nas que vendem combóios em miniatura, mas a nossa opção foi, mais uma vez, o EBay, onde é possível comprar conjuntos de 20 árvores por uma meia dúzia de euros, incluindo portes para Portugal.

Estas árvores são feitas a partir de fios de metal finos enrolados, pintados de castanho, com uma espécie de espuma verde que imita a folhagem, obtendo-se um aspecto suficientemente realista, sobretudo se nos lembrarmos do baixo preço individual.


Image Hosted by Imageshack
Conjunto de árvores numa base

As bases foram recortadas a partir de caixas de CD's antigos, utilizando um método anteriormente descrito e que consiste em espalhar cola de madeira e polvilhar a base com areia fina ou simples pó com algumas pedras misturadas.

Seguidamente, deve-se usar um fixador, semelhante ao utilizado em desenhos a carvão, de modo a que as partículas fiquem defenitivamente fixas na base.

Para colocar as árvores, optamos por furar a base à medida do "tronco" nos locais adequados e colá-las com cola instantânea, retocando depois com tinta castanha as zonas onde esta havia saido durante a manipulação.


Image Hosted by Imageshack
Outra imagem com 600 pixels no link

Uma das vantagens deste tipo de árvores, é o facto de os ramos serem fáceis de dobrar e colocar na posição mais conveniente, compondo assim a cena e adequando-a aos objectivos pretendidos.

Para avaliar melhor o efeito final, na última fotografia pode-se ver a base completa num cenário em que surge um conjunto de figuras que representam a Cavalaria Portuguesa durante as Guerras Napoleónicas, que desta vez escolhemos como alternativa em relação aos tradicionais modelos de Land Rover, ilustrando assim uma das inúmeras possibilidades destas árvores em miniatura.

A título de informação, podemos adiantar que este conjunto de cavaleiros foi transformado a partir de miniaturas dos "Life Guard" ingleses da Revell com a adição de algumas partes de modelos da HäT e com o auxílio de massa de modelismo.

Apesar de termos usado miniaturas à escala 1/72, os elementos naturais, como árvores, podem ser integrados em cenários onde a escala seja diferente, desde que haja o bom senso de obter o necessário equilibrio nas proporções entre os vários elementos a incluir.

Sem comentários: