sexta-feira, setembro 28, 2007

Atacadores em botas militares


Image Hosted by Imageshack
Atacador colocado de modo a obter laços

Para quem prestou serviço militar, a técnica de colocar três pares de atacadores numas botas novas terá sido rapidamente aprendida e provavelmente revelou-se útil, mas, com o desaparecimento do serviço militar obrigatório, este é um conhecimento que se encontra cada vez menos difundido.

A ideia de colocar três pares de atacadores em alguns modelos de botas pode parecer estranha, mas, diz-nos a experiência, que pode ser o método mais simples para ter um sistema que permita calçá-las e descalçá-las com facilidade e rapidez.

O primeiro passo e o de colocar um atacador em cada bota, posicionando-o de forma a que fique um pequeno laço em cada um dos orifícios por onde, tradicionalmente, corre cada atacador.


Image Hosted by Imageshack
Atacadores passando pelos laços

Na primeira imagem, está ilustrado este processo, podendo-se ver os vários laços devidamente posicionados e prontos para receber os atacadores que vão passar por eles.

Após este primeiro passo, sem dúvida o mais moroso, passam-se os atacadores com que as botas serão apertadas, sendo que um corre os laços ímpares e outro os pares, cruzando-se sucessivamente.

Na segunda imagem pode-se ver qual o trajecto dos atacadores após passarem pelos laços que nesta altura já podem ser apertados de modo a ficarem nas suas posições defenitivas, e que serão fixos com um nó em cada ponta, evitando assim que possam escapar.

Nestas botas, do tipo Magnum, feitas pela "McAllister", que mencionamos previamente, optamos por atacadores com 120 cm de comprimento que facilitam a colocação dos laços e permitem dar um nó com grande facilidade após terem dado uma volta completa ao cano da bota.

Este é um truque simples, mas que facilita bastante o apertar e desapertar de alguns modelos de botas, algo que, em várias circunstâncias como após uma longa marcha, pode ser, no mínimo, um alívio.

2 comentários:

Joe disse...

Bom dia,não se consegue ver as imagens dos atacadores.

Nuno Cabeçadas disse...

Infelizmente, o Imageshack mudou repentinamente a sua política de alojamento e estas fotos, bem como milhares de outras, desapareceram, não nos tendo sido possível recuperá-las, E mesmo que fosse possível, teriamos que editar milhares de textos, adicionando fotos alojadas noutro servidor.
Melhores cumprimentos