terça-feira, setembro 25, 2007

Manuais do Exército Americano


Image Hosted by ImageShack
Capa de manual de sobrevivência

Referimos previamente um manual do exército americano onde o "stress" de combate é analisado e são descritos métodos para a sua detecção e controlo, na perspectiva de, com as necessárias adaptações, poder ser transposto para outras profissões onde a pressão psicológica é uma constante.

Os manuais militares, apesar do seu fim específico, não abordam unicamente questões relacionadas com o combate, versando também temas tão diversos como as comunicações, a logísticas, a sobrevivência em ambientes hostís ou a saúde, pelo que constituem uma interessante fonte de informações passível de ser acedida gratuitamente.

Os "Field Manual" estão escritos em inglês, incluindo terminologia técnica, e são armazenados em formato PDF, pelo que necessitam do Acrobat Reader para serem lidos, podendo ser consultados "on-line" ou descarregados para consulta posterior.

Apesar de a maior parte dos manuais contidos neste repositório ter como fim melhorar o desempenho em situações de combate, o facto de estarem incluidas informações relevantes para actividades relacionadas com o socorro, leva-nos a aconselhar a sua consulta e a guardar os que se revelem de maior utilidade.

2 comentários:

Falconne disse...

Este repositório pede log-in, não pede?

Neste site (http://www.usace.army.mil/publications/), que é do corpo de engenharia do exército americano.

Agora deste não sou capaz...

Cumprimentos

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

Deve ter sido uma alteração recente, porque antes não pedia. O link vai ser alterado para:

http://www.fas.org/irp/doddir/army/

Um abraço e obrigado