Outro modelo de carregador solar para baterias
O sistema será composto por um par de paineis solares, que descrevemos num texto anterior, os quais serão ligados duas das três tomadas de isqueiro de um arrancador de automóveis ou "power pack", que inclui uma bateria interna, compressor e sistema de iluminação.
A ficha tripla a utilizar, que já mencionamos no passado, tem três conectores normalizados de isqueiro fêmeas, onde podem ser ligados equipamentos eléctricos de 12V, e um macho, que irá ligar à bateria do alimentador.
Chamamos a atenção para a descrição do texto relativo aos paineis solares, onde é mencionado o facto de estes possuirem um circuito de protecção, de modo a que o fluxo de energia seja unidirecional.
Também existe uma razão simples para termos optado por ligar os paineis via tomada tripla, a qual tem a ver com a extensão dos cabos e a necessidade de colocar os equipamentos a alimentar nos locais adequados, o que, neste caso, obriga a tê-los afastados alguns metros do "power pack".
Desta forma, optamos por colocar os dois paineis numa janela, virada para Sul, presos por ventosas, para que durante o dia possam ir carregando a bateria, de modo a que esta possa fornecer luz ou manter em funcionamento um equipamento de teste, como um portátil ou um PDA.
"Power pack" com iluminação e arrancador
Neste momento, o único problema com que nos deparamos, para além de alguma falta de Sol, é o facto de a bateria interna do "power pack" apenas carregar parcialmente, mesmo ligada à corrente eléctrica, pelo que a autonomia acaba por ser inferior ao que seria de esperar, mas tentaremos proceder à sua reparação ou substituição de modo a obter os resultados esperados.
Esta será uma ideia para inspirar quem pretenda fazer algumas experiências com energias alternativas, para campistas ou para quem tenha uma casa de férias e, durante a ausência, opte por desligar a energia eléctrica mas necessite de manter em funcionamento algum equipamento de baixo consumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário