segunda-feira, setembro 24, 2007

Carregador solar para baterias


Image Hosted by Imageshack
Carregador solar para baterias

Já não é a primeira vez que mencionamos um carregador solar para baterias, mas o modelo que descrevemos e era vendido no Dmail, já não se encontra em catálogo, pelo que optamos por procurar uma alternativa.

Dado que em Portugal os valores pedidos tendem a andar perto dos quarenta euros, valor que nos parece algo absurdo quando comparado com os que são praticados na origem, procuramos no EBay inglês um equipamento que seja enviado a partir de um país comunitário, evitando assim problemas ou demoras alfandegárias.

O modelo mais comum que encontramos apresenta as seguintes características, que podemos considerar como exemplificativas dos paineis deste tipo à venda no EBay:

Pode ser utilizado no interior ou no exterior
Carrega baterias normais de 12V
Mantém a bateria carregada através de energia solar
Exterior em plástico ABS resistente
Sistema de díodos para prevenir carga reversa
Conectors intermutáveis para ligação aos bornes da bateria ou à tomada de isqueiro
Ventosas para posicionamento na janela
Energia fornecida: 1.5W @ 17.5V
Condição de teste: AM=1.5,100mW/cm²
Fusível da tomada de isqueiro: 0.5A
Comprimento do cabo: 2.7 m
Dimensões: 352 x 125 x 14mm

Este modelo pode ser obtido no EBay por um preço inferior às 5 libras, a que acrescem, infelizmente, 10 libras para portes, sendo que, no total, continua a ser mais barato que alguns modelos que vimos comercializados entre nós e que mencionamos no passado.

Brevemente, este modelo de painel solar será experimentado integrado numa solução que visa manter em funcionamento um sistema de teste sem qualquer ligação à rede eléctrica, de modo a poder ser utilizado onde esta não exista ou, por qualquer razão, não se justifique a sua utilização.

2 comentários:

CIP-SIX disse...

Olá, gostaria de saber se estas placas estão a venda? se estiver, por quanto e onde eu posso compra-las?

obrigado!

Sim disse...

Tenho um destes paineis solares para venda que nunca foi utilizado, pois foi-me oferecido e nunca tive necessidade de o utilizar. Dado estar novo, vendo-o por 25€, acrescendo somente possíveis portes de envio.