segunda-feira, novembro 26, 2007

Há 40 anos as cheias em Lisboa causaram 500 vítimas


Image Hosted by ImageShack
Cheias de 1967

Há 40 anos as cheias em Lisboa e Vale do Tejo causaram, pelo menos, 500 vítimas mortais, sendo de suspeitar que os números foram francamente mais altos, mas a sua divulgação foi impedida.

Naquele fatídico 25 de Novembro de 1967, para além de uma tragédia cuja extensão ainda não é conhecida, viveram-se também momentos de solidariedade, sendo de destacar o esforço dos bombeiros da região e de muitos estudantes universitários de Lisboa que se deslocaram para o Vale do Tejo para auxiliar as vítimas das cheias.


Image Hosted by ImageShack
Cheias de 1989

Naquele dia, para além do esforço para combater as consequências de ter chovido em poucas horas o equivalente a um quinto da precipitação anual, agravada pela maré cheia, das mortes e da destruição, houve uma tomada de consciência social e política por parte de muitos cidadãos, jovens na sua maioria, os quais vieram a ter um papel de relevo na mudança de regime que se veio a verificar alguns anos mais tarde.

Não queremos, também, deixar de lembrar as graves cheias de 1989, que afectaram igualmente Lisboa, o Vale do Tejo e zonas ribeirinhas do concelho de Oeiras, e que vieram demonstrar que mais de uma vintena de anos após o desastre que ocorreu em 1967, pouco se tinha evoluido em termos de prevenção, planeamento e ordenamento.

Quando passam quarenta anos sobre as cheias de 1967, não queremos deixar de lembrar as vítimas, todos quantos participaram nas operações de socorro e alertar para uma vulnerabilidade desta parte do território nacional que subsiste nos dias de hoje, colocando em risco milhares de habitantes que residem em zonas baixas ou leitos de cheia.

Sem comentários: