sexta-feira, novembro 30, 2007

Google "My Location"


Image Hosted by ImageShack
Google Maps num dispositivo móvel

Existe um cada vez maior número de utilizadores de dispositivos móveis que recorre ao Google Maps como instrumento de orientação ou navegação, em muitos usando um receptor de GPS para complementar a informação obtida através de um posicionamento exacto.

No entanto, nem todos os utilizadores do Google Maps possuem um GPS e muitos dos equipamentos em que esta aplicação corre nem sequer suportam a ligação "bluetooth" necessária para efectuar a conexão.

O Google acabou de lançar uma nova versão do Google Maps for Mobile que inclui uma nova função destinada aos utilizadores de dispositvos móveis, a qual permite uma navegação sem o recurso ao GPS.

No passado, já mencionamos sistemas de localização através de triangulação de antenas de GSM, tendo usado como exemplo o do já conhecido Loki, sendo que agora algo de semelhante, designado por "My Location" acaba de ser lançado nos Estados Unidos em versão Beta, sendo visível para quem tiver o "browser" configurado para a língua inglesa-americana.


Image Hosted by ImageShack
Écran de um telemóvel com orientação via GSM

Tal como acontece com o Loki, o "My Location" tem as mesmas virtualidades, mas enferma das mesmas limitações, sobretudo em termos de precisão, dado que o sistema de triangulação de antenas GSM apresenta um conjunto de limitações e de condicionalismos que aumentam a margem de erro relativamente aos GPS.

Para usar o "My Location" basta carregar na tecla "0" dentro do Google Maps for Mobile, após o que surge no écran um ponto azul que corresponde ao resultado da triangulação, sendo que pode ser utilizado ao mesmo tempo que o receptor de GPS.

Não tendo a mesma precisão do que o GPS, o "My Location" apresenta a vantagem de funcionar onde existe rede, portanto continua activo dentro de casa, é extremamente rápido a responder, e não aumenta o consumo da bateria do equipamento móvel, algo que sucede quando se usam dispositivos "bluetooth".

Nesta fase Beta, o "My Location" terá, obviamente limitações e falhas, para além de suportar um número limitado de dispositivos móveis, mas com o "feedback" dos utilizadores o Google pretende melhorar o sistema de modo a, na altura em que a versão final for apresentada, a maioria dos problemas já tenha sido ultrapassado.

Sem comentários: