sexta-feira, novembro 30, 2007

Novos cigarros com papel retardante


Image Hosted by Imageshack
Basta um cigarro para provocar um incêndio

A partir do próximo ano, os estados da União Europeia deverão introduzir medidas que visem consubstanciar o acordo entre os 27 países no sentido de utilizar nos cigarros um papel retardante de fogo.

A partir dessa altura, as indústrias tabaqueiras serão obrigadas a modificar os seus processos de fabrico, passando a utilizar o novo tipo de papel, sendo de prever que a transição dure entre dois a três anos.

O novo papel é composto por múltiplas camadas com material retardante que reduz a velocidade com que o cigarro arde e provoca a sua extinção se deixar de ser aspirado, sendo cópia de uma técnica já utilizada nos Estados Unidos e Canadá, onde o número de mortes provocadas por incêndios resultantes de cigarros mal apagados caiu para metade.

Espera-se que com este novo tipo de cigarros se verifique uma redução semelhante em número de mortes na Europa, onde as estatísticas apontam para mais de 500 vítimas mortais entre 2005 e 2007.

Também se espera que este novo tipo de cigarro, que deverá autoextinguir-se, venha a diminuir o número de incêndios florestais resultantes de actos de negligência, reduzindo o risco de um cigarro mal apagado provocar uma ignição.

Apesar de estarmos ainda a dois ou três anos de distância, este é um processo que as autoridades responsáveis pela Protecção Civil devem acompanhar com a máxima atenção, dadas as implicações que a introdução desta alteração pode ter em termos de incêndios.

1 comentário:

Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz disse...

As Ladeiras Históricas de Monsaraz estão a ser arrasadas, por obras realizadas sem qualquer tipo de painéis de identificação pelo que se desconhece o seu enquadramento legal.
Simultaneamente ocorre a construção de dois parque de estacionamento em zona INTERDITA À CONSTRUÇÃO em Monsaraz - Monumento Nacional.

Por entendermos que estas obras são prejudiciais para a imagem de Monsaraz e para a sua qualidade ambiental e paisagística e ainda por questionarmos a sua legalidade, face ao que delas é visível, vimos por este meio solicitar a actuação e divulgação que esteja ao Vosso alcance.

Não deixe de assinar a petição on-line contra esta destruição massiva do património em:
http://www.PetitionOnline.com/Monsaraz/petition.html

Todas as informações acerca deste “atentado” ao património histórico, estão disponíveis em http://adim-monsaraz.blogspot.com

ADIM - Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz