terça-feira, novembro 27, 2007

2.400.000.000 de euros para o projecto "Galileo"


Image Hosted by Imageshack
Uma visão do sistema Galileo

Após meses de indefenição e atrasos sucessivos, a União Europeia chegou a acordo sobre o financiamento do sistema europeu de geo-localização e navegação Galileo, através de uma dotação orçamental no valor de 2.400.000.000 de euros.

O sistema Galileo, concorrente do Global Positioning System ou GPS, gerido pelos Estados Unidos, há muito que necessitava de uma redefenição em termos de financiamento, sobretudo depois de se saber que era impossível que este fosse proveniente de entidades privadas na proporção desejada pela União Europeia.

Após um longo processo negocial que envolveu os 27 Estados membros e o Parlamento Europeu, a dotação orçamental será incluida no orçamento comunitário a partir de 2008, criando assim condições para que o projecto, que tem sofrido múltiplos atrasos, possa seguir em frente.

Estas negociações foram particularmente difíceis devido à necessidade de reunir os 2.700.000.000 de euros que, para além do Galileo, irão suportar o lançamento do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, e serão disponibilizados em tranches até ao ano 2013, altura em que o sistema de navegação europeu já deverá estar operacional.

A União Europeia, não obstante os atrasos, continua a apostar em 2012 como o ano em que o Galileo fique operacional, recorrendo a uma tecnologia mais moderna do que a do actual GPS e oferecendo uma maior precisão do que o sistema americano.

Sem comentários: