terça-feira, dezembro 04, 2007

RIS - Rail Interface System - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um anel com adaptadores

Os suportes, normalizados, incluem diversos adaptadores, neste caso para diametros diferentes, permitindo prender objectos de diferentes dimensões e substituí-los sem quaisquer dificuldades.

Na imagem, pode-se ver um sistema de fixação ao "rail", bem como um anel adaptador que pode servir, por exemplo, para instalar uma lanterna do tipo "Maglite", e duas chaves sextavadas para apertar o conjunto.

É de notar que as chave sextavadas são apenas utilizadas para os sistema de adaptação e que o conjunto, incluindo o suporte e eventuais adaptadores é encaixado no "rail" e apertado manualmente ou através de uma chave de parafusos convencional ou de uma simples moeda, dispensando qualquer acessório ou ferramenta específica.

Já não é a primeira vez que recorremos a tecnologias ou equipamentos concebidos para fins militares que podem, com facilidade, ser adaptados a utilizações diversas, nomeadamente na área do socorro, onde as exigências são, muitas vezes, de nível equivalente, pelo que a hipótese de usar um sistema RIS numa actividade civil faz, para nós, todo o sentido.

A normalização tem óbvias vantagens, seja em termos de flexibilidade, seja a nível dos próprios custos, permitindo obter rapidamente configurações adequadas a cada circunstância e ter um conjunto de equipamentos que se podem combinar entre sí sem despesas ou complicações adicionais.

Sem comentários: