quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Comemoram-se os 200 anos do início das invasões napoleónicas


Image Hosted by ImageShack
Modelos de cavaleiros portugueses

Comemora-se neste ano de 2008 o bicentenário do início das invasões napoleónicas, as quais deram origem a uma das mais devastadoras guerras que se viveram em território português.

Hoje em dia, poucos são os que têm a noção exacta do enorme esforço que Portugal, então com uma população estimada em cerca de dois milhões e meio de habitantes fez, ao mobilizar mais de 50.000 militares e outros tantos milicianos, a que se devem adicionar um sem número de guerrilheiros que flagelaram continuamente as forças invasoras.

Na primeira fotografia que anexamos, podem-se ver algumas miniaturas de cavaleiros portugueses com as fardas posteriores à reorganização de 1808, incluindo três milicianos dos Voluntários Reais do Comércio precedidos por militares de um dos doze regimentos de cavalaria de linha existentes na altura.


Image Hosted by ImageShack
General e Voluntários do Comércio

Na segunda fotografia, está a miniatura de um general do Exército Português, transformado a partir de uma miniatura da Italeri acompanhado de dois Voluntários do Comércio, adaptados a partir de uma miniatura da mesma marca.

Actualmente existem poucas miniaturas na escala 1/72 que reproduzam as forças portuguesas que combateram em Portugal, Espanha e França entre 1808 e 1814, pelo que tivemos que modificar figuras existentes, usando como base a cavalaria sueca recentemente apresentada pela HaT, o estado-maior francês da Italeri e os guardas britânicos ou Life Guards da Revell, estes últimos actualmente fora de produção.

Espera-se que as entidades oficiais não deixem de recordar a sequência de eventos que tiveram início em 1808 e lembrem a todos, especialmente aos mais novos, algumas das páginas mais decisivas da História de Portugal e que esta época ganhe um novo relevo junto de todos os portugueses.

Sem comentários: