domingo, fevereiro 10, 2008

Uma lição de História: a Legião Romana


Image Hosted by ImageShack
Representação de uma legião romana

Considerada por muitos a mais eficaz máquina de guerra da Antiguidade, a Legião Romana continua a encerrar um conjunto de ensinamentos que podem ser aplicados noutras actividades.

Para além do profissionalismo, do rigor do treino, da disciplina e de um sistema de comando extremamente eficaz, aliado a um equipamento adequado às tácticas aperfeiçoadas ao longo de séculos, um conjunto específico de aspectos da legião merecem ser lembrados.

Uma das maiores vantagens das legiões na altura do combate corpo a corpo era a disciplina, que impedia que os legionários saissem da formação, mesmo quando tal podia parecer vantajoso, e um processo de rotação que refrescava continuamente a primeira linha de combate.

A imposição de uma disciplina férrea por parte de um conjunto de graduados experientes, evitava que elementos dispersos ficassem isolados, vulneráveis e em grande perigo, garantindo que todos os legionários tinham o devido apoio e podiam ser socorridos em caso de necessidade.

A rotação dos elementos que combatiam na primeira linha, a que sofre um maior desgaste a nível físico e psicológico, garantia que houvesse sempre a necessária frecura e vigor que desse uma vantagem sobre o inimigo, permitindo aos legionários tanto mais possibilidades de vitória quanto mais prolongado era o combate.

Em termos teóricos, um terço dos efectivos ocupava a primeira linha e, quando ordenado pelo centurião, passavam para o fim da formação, tipicamente a terceira linha, enquanto a segunda linha ficava na frente.

Este procedimento garante, igualmente, a existência de reservas, a possibilidade de manobrar sem expor nenhuma frente bem como uma maior facilidade de reagir a novos perigos.

Podemos, obviamente, contrapor que, em circunstâncias normais, apenas um terço dos efectivos está a combater, mas quando existem situações de esforço prolongado, esta aparente desvantagem assume-se como um factor decisivo no sucesso e no controle de uma situação que pode encerrar um sem número de perigos e de imprevistos.

Os princípios a nível de disciplina e de rotatividade aqui mencionados continuam a ser válidos e bem podem ser aplicados em muitas situações onde os perigos são potenciados pela exessiva dispersão, pelo isolamento ou pelo cansaço, sempre presentes durante um combate.

Sem comentários: