Um bombeiro durante o combate às chamas
O fogo deflagrou pelas das 15:10, em Dornelas, no concelho de Sever do Vouga, devastando uma zona de eucaliptos e continuava por circunscrever depois do cair da noite, sem nunca chegar a por em perigo habitações em risco.
Segundo as informações disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, este incêndio tem duas frentes activas e era combatido por 102 bombeiros apoiados por 28 viaturas.
Este incêndio em pleno Inverno deve lembrar que os incêndios não ocorrem apenas no Verão ou com o tempo quente e que a prevenção é a via a seguir para controlar os fogos, sendo necessário investir nesta área que, por ser pouco mediática e com resultados apenas visíveis a longo prazo, tem vindo a ser sucessivamente preterida em prol de meios de combate.
A recente remodelação governamental, com a passagem de Ascenso Simões para a secretaria de Estado responsável pelo desenvolvimento rural, veio dar trazer um maior peso político para esta área, esperando-se que o antigo titular da Protecção Civil projecte algumas das suas preocupações de então no desempenho das suas funções actuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário