terça-feira, março 11, 2008

PJ vai formar novos investigadores em fogos florestais


Image Hosted by ImageShack
Uma floresta após um incêndio

A Policia Judiciária (PJ) começou a reforçar os meios de investigação de incêndios florestais, aumentando o número de inspectores envolvidos e implementando um novo sistema informático.

Este reforço inclui dezenas de investigadores, cujo número concreto a PJ não disponibilizou e acções de formação na investigação de incêndios florestais resultantes de actos dolosos.

A nova plataforma informática permitirá acesso a bases de dados em tempo real e incluirá referenciação geográfica, de modo a facilitar o trabalho dos investigadores.

Apesar da importância do reforço de meios, o facto de a PJ não ter dado números concretos, acaba por levantar algumas dúvidas quanto à eficácia ou o valor real desta medida que necessita de ser enquadrada numa solução mais global a nível de planeamento, prevenção e combate.

Em termos de investigação, que sabemos ser difícil, é necessário que esta dê mais resultados, acabando com a sensação de impunidade que potencia a criminalidade e penaliza duplamente as vítimas dos fogos de origem dolosa, mas para que esta seja eficaz são necessários mais meios e, sobretudo, formação que permita a quem combata o incêndio aperceber-se do que o provocou e, eventualmente, perservar indícios que permitam uma investigação com sucesso.

Sem comentários: