terça-feira, março 11, 2008

Considerações no uso de imobilizadores remotos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Alarme com localização GPS e comandos GSM

O uso dos sistemas de alarme com GPS e envio de posição e comandos via SMS apresentam um conjunto inegável de vantagens, que divulgamos por diversas vezes, mas poderão levantar questões delicadas, sobretudo se algumas das suas possibilidades forem utilizadas de forma pouco prudente.

Após o Ministério da Administração Interna ter optado por promover este meio junto das seguradoras, torna-se necessário alertar para um conjunto de situações que poderão resultar do uso deste meio e que alguns, menos avisados, poderão ignorar, do que podem resultar problemas graves.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que o "car jacking" resulta, essencialmente da resposta de alguns criminosos aos melhores sistemas de segurança instalados nos automóveis mais recentes, que impossibilita o seu furto sem a posse da chave ou do comando do alarme ou imobilizador, pelo que esta forma de assalto corresponde a uma forma de escalada em termos de violência e de risco.

A introdução de um novo sistema, capaz de imobilizar o veículo após um roubo, poderá levar a uma alteração deste tipo de crime, resultando, mais uma vez, no aumento do grau de violência, eventualmente obrigando o proprietário, sob coacção grave a denunciar ou desligar o sistema de seguimento e imobilização ou, no limite, a uma situação de rapto.

Temos conhecimento de um caso, ocorrido no Brasil, em que o assaltante raptou o condutor e, quando o veículo foi imobilizado à distância via SMS, acabou por matá-lo dado que este não pode repor o motor em funcionamento, tal como lhe era exigido.

Este tipo de situação leva-nos a reflectir sobre quem e em que condições poderá enviar um comando de imobilização da viatura, bem como as situações e localizações em que tal poderá ser efectuado sem colocar em risco eventuais ocupantes involuntários do veículo e outros utentes da via, que se poderão ver envolvidos numa situação complicada, sobretudo se os assaltantes tentarem obter precipitadamente um veículo de fuga através de métodos violentos.

Sem comentários: