quinta-feira, abril 24, 2008

O erro do GPS: Selective Availability


Image Hosted by Imageshack
Sinal com Selective Availability

Durante anos, a precisão do GPS foi afectada pela introdução de um factor de erro, destinado a diminuir a sua precisão, mas a introdução de diversas tecnologias e a cada vez maior disseminação de receptores a nível mundial acabou por ditar o fim desta medida.

A 02 de Maio de 2000, pelas 05:05 MEZ, a introdução de erros designada por Selective Availability (SA) foi desligada, do que resultou o fim do erro deliberado que desviava a posição real até aos 50 ou mesmo aos 150 metros.

Este erro era introduzido através da adulteração do valor do sinal L1 transmitido pelo satélite e destinava-se a prevenir o uso do GPS como instrumento capaz de ser usado em ataques terroristas, afectando unicamente os receptores de uso civil.


Image Hosted by Imageshack
Sinal sem Selective Availability

Obviamente, existia a possibilidade de ultrapassar este erro, recorrendo a GPS diferenciais, ou DGPS, que usam uma estação base fixa, de posicionamento conhecido para permanentemente aferir os erros e introduzir o valor de correcção, obtendo assim uma posição extremamente precisa.

Os mais recentes equipamentos, com o integrado SiRF 3, capazes de receber informação de 20 satélites, para além de funcionarem em situações de difícil recepção, com a implementação de sistemas como o Wide Area Augmentation System (WAAS) ou o European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS) oferecem uma margem de erros de poucos metros, suficientes para uma navegação precisa na maioria das situações.

Considerado como estratégico na afirmação da Europa e na autonomia desta face aos Estados Unidos, o Galileo tem dependido dos foguetões russos lançados de Baikonur para colocar em órbita os satélites, pelo que podemos prever dificuldades ou atrasos caso a Rússia pretenda conferir prioridade ao Glonass.

A actual precisão do GPS e a conclusão da rede do sistema de navegação russo Glonass, que após anos de estagnação foi retomada e poderá vir a ser rentabilizado através da disponibilização do sinal de satélite para fins comerciais, são factores que devem ser tidos em conta quando se avalia a viabilidade económica do Galileo, cujos atrasos e constantes dificuldades financeiras não permitem prever nem a sua conclusão, nem o posicionamento no mercado.

Sem comentários: