segunda-feira, abril 21, 2008

Alerta de contacto disponível


Image Hosted by Imageshack
SMS de alerta num telemóvel

A perda de privacidade, que abordamos no respeitante à Internet, pode também decorrer de serviços disponibilizados por operadores móveis, como o que foi designado por Contacto Disponível, apresentado recentemente pela TMN e que avisa quando um telemóvel fica disponível.

Quando um telemóvel, por estar desligado, sem cobertura ou por qualquer outra razão indisponível voltava a estar disponível, recebe mensagens que informam quem tentou contactá-lo e o utilizador poderá ou não tomar a iniciativa de o fazer.

Com este novo serviço, quem efectuou sem sucesso uma tentativa de contacto, recebe uma mensagem a informar que o equipamento de destino está disponível e pode tentar contactá-lo.

Também neste caso pode haver problemas em termos de privacidade, dado que serão informados todos aqueles que tentaram efectuar uma chamada e não apenas um grupo restrito que tenha sido seleccionado para o efeito através de uma lista específica.

Se para telemóveis de serviço esta será uma opção a ter em conta, a mesma só deve ser equacionada caso possa ser ligada e desligada pelo utilizador e os avisos seguirem apenas para um número restrito de contactos, sem o que podemos estar diante de um sistema que permite um certo tipo de controle, ameaça a privacidade e pode, inclusivé, ser usado como sistema de alerta para a prossecução de actividades desonestas.

Sem comentários: