terça-feira, abril 22, 2008

INEM desmente mensagem de correio electrónico


Image Hosted by Imageshack
Registos num telemóvel

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informou que uma mensagem que aconselhava a associar uma entrada designada por "AA Emergência" ao contacto de um familiar a ser usado em caso de emergência não partiu de nenhuma instituição oficial.

Do e-mail consta que "as ambulâncias e emergências médicas perceberam que, nos acidentes da estrada, muitas vezes os feridos têm um telemóvel consigo mas, na hora de intervir, não sabem qual a pessoa a contactar na longa lista de números existente no telemóvel do acidentado".

O conteúdo desta mensagem, bem como outras de ter semelhante que propõe incluir no telemóvel um contacto para emergências é recorrente e normalmente imputado a entidades oficiais, como a Cruz Vermelha, mas o facto é que não existe nenhum padrão estabelecido.

No entanto, expessões como ECE-"Em caso de Emergência", trauzida do inglês ICE-"In case of Emergency", são populares e, caso fossem padronizados e usados em telemóveis associáveis aos portadores de forma inequivoca, poderiam facilitar o contacto com familiares em caso de acidente.

Será, sobretudo, a inércia, que tem impedido que sejam dadas pelas entidades oficiais algumas recomendações, algumas simples, como o transportar sempre uma identificação, preferencialmente complementada com informações médicas e contactos para ser usados em caso de emergência, de modo a que o socorro e actividades subsquentes sejam facilitadas numa altura em que as dificuldades decorrentes do aumento de distâncias a percorrer levantam cada vez maiores dificuldades.

Sem comentários: