sexta-feira, abril 25, 2008

Microsoft apresenta tecnologia de integração de conteúdos Live Mesh


Image Hosted by ImageShack
Écran do Microsoft Live Mesh

A Microsoft Corporation apresentou o "Live Mesh", uma uma tecnologia de integração de conteúdos, permitindo que os utilizadres reunam e acedam a toda a sua informação num único local.

O "Live Mesh" permite integrar imagens, documentos, ficheiros com os mais diversos conteúdos, normalmente dispersos por múltiplos dispositivos, como computadores, telemóveis, PDA's e outros, sincronizando e partilhando a informação entre colaboradores de um mesmo projecto, podendo ser acedido "on-line".

A versão Beta deste producto, essencial na estratégia da Microsoft para defrontar o Google nos conteúdos "on-line", deverá ser lançado no final de 2008, começando por 10.000 utilizadores de teste nos Estados Unidos que usem computadores com sistemas operativos Windows, sendo depois alargado a outras plataformas, como os Apple, telemóveis ou PDA's.

Os productos Live, que incluem desde um cliente de correio electrónico, passando pelos mapas e terminando no Explorer 8.0, ainda em fase Beta, integrando-se numa mesma plataforma, passam assim a incluir as necesárias ferramentas de colaboração que alargam o uso individual a institucional, mas, pela natureza da Microsoft, continuam a faltar os opcionais que empresas independentes escrevem para os rivais do Google.

A natureza livre de encargos da maioria dos productos do Google acaba, pois por vir ser uma vantagem decisiva sobre a Microsoft, tipicamente associada a programas pagos, pelo que, mesmo oferecendo soluções gratuitas, poucos o reconhecerão como tal.

Este é, objectivamente, mais um esforço da Microsoft para se manter na corrida das soluções de colaboração e armazenamento "on-line", actualmente dominada pelo Google, e que será um dos segmentos de mercado em maior crescimento nos próximos anos, em que a possibilidade de aceder à informação a partir de qualquer local do Mundo, de forma independente do sistema utilizado, vai ganhar uma importância decisiva.

Sem comentários: