segunda-feira, abril 14, 2008

TMN lança serviço de localização via GSM


Image Hosted by Imageshack
Um modelo de telemóvel para crianças

Está previsto para breve o lançamento de um serviço da TMN, destinado a particulares, que permite usar o telemóvel para efeitos de localização.

Apesar de o público alvo, segundo a operadora, ser permitir monitorar crianças, alertando os pais para quando estas se afastem de uma zona estabelecida, este meio de localização pode ser usado para outros fins e facilmente entrar em questões relacionadas com a violação de privacidade.

A localização via GSM já foi por diversas vezes abordada e é algo comum em diversos países, como os Estados Unidos ou a França, sendo de fácil implementação dado que usa um sistema de triangulação baseado no mapeamento de emissores e na avaliação da degradação do sinal transmitido e recebido.

Este é um serviço adicional, que pode ser desactivado a pedido do cliente, no qual não há intervenção humana e que pode fornecer informações importantes à polícia, caso possa ser acedida em tempo real, ou aos tribunais, se os registos forem mantidos por um periodo compatível com os da justiça portuguesa.

A estes serviços adicionam-se sistemas interactivos que informam o utilizador da proximidade de pontos de interesse ou permitem o seguimento do equipamento sobre mapas digitais, como o Google Maps.


Image Hosted by Imageshack
Seguimento de um percurso

Este serviço destina-se sobretudo a ambientes urbanos, onde o cruzamento de informação obtida através de diversas torres com antenas de GSM permitem uma triangulação bastante precisa, mas perde bastante da sua eficácia em zonas remotas, onde a cobertura é mais fraca ou obtida através de uma única antena.

Não obstante este condicionalismo, esta é uma das iniciativas mais interessantes que um operador móvel promove entre nós e pode vir a ter um impacto no aumento da segurança de quem use telemóvel ou, por exemplo, coloque um equipamento escondido na sua viatura, de modo a permitir a sua localização e seguimento.

Esta é uma experiência que aconselhamos a quem se desloque essencialmente em zonas urbanas e pretenda testar um sistema de seguimento, sendo que alguns dos que recomendamos, que incluem um módulo GPS e GSM, podem assim fornecer informação usando os dois métodos, o que os torna francamente mais precisos e fiáveis.

Sem comentários: