domingo, abril 13, 2008

Webcam de 6 mega pixels


Image Hosted by ImageShack
Webcam de 6 mega pixels

A evolução das "webcams" ao longo dos últimos anos tem sido impressionante, sobretudo se tivermos em conta a descida de preços e as novas possbilidades que oferecem.

Se há poucos anos resoluções da ordem dos 320x240 pixels eram a norma, hoje câmaras com até 6 mega pixels para imagens estáticas e 1280x1024 para imagens dinâmicas podem ser obtidas por preços na ordem dos 15 a 20 euros.

O modelo que hoje apresentamos pode ser instalada sem "drivers" ou controladores adicionais nos mais recentes sistemas operativos da Microsoft e funciona com os programas mais populares de mensagens instantâneas, como o Messenger, o Skype, o Yahoo, entre outros, tirando partido das cada vez mais altas velocidades de acesso à Internet.

Para além do sensor CMOS de alta resolução, com focagem de 5 cm a infinito, este modelo inclui "leds" de iluminação, activos em caso de baixa luminosidade, microfone incorporado, sistema de "snapshot", que permite capturar imagens e um suporte rotativo de 360º.

Dado que permite transmitir imagens dinâmicas até 1280x1024, implementa um sistema de compressão de imagem, para além de efetuar um ajuste automático em função da iluminação e do brilho.

Este modelo suporta os sistemas operativos Windows XP com Service Pack 2 ou o Windows Vista, podendo ser utilizada em computadores com processadores de 200 MHz ou superior e com portas USB que, para tirar partido da velocidade de transmissão da câmara, devem seguir a norma 2.0 deste "interface".

As câmaras com alta resolução podem, com vantagem, ser também utilizadas com alguns dos programas de vigilância, como o Campsa que aqui apresentamos, mas deve-se ter em atenção que o espaço ocupado em disco pelas imagens armazenadas é muito superior ao resultante de resoluções mais baixas.

A flexibilidade deste tipo de equipamento permite, inclusivé, substituir uma câmara digital em situações nas quais esta possa estar ligada a um computador, sendo que os resultados obtidos em conversações "on-line" quando uma ligação de alta velocidade esteja disponível são francamente positivos.

Mesmo sabendo que existem modelos mais baratos, na ordem da dezena de euros, os cinco euros adicionais que se paga por uma câmara mais evoluida são francamente compensadores, dado que esta oferece uma muito maior flexibilidade de utilização resultante da melhor qualidade das imagens obtidas.

Sem comentários: