quinta-feira, maio 22, 2008

Alterações no sistema de "feedback" do EBay


Image Hosted by Imageshack
Um écran de "feedback"

Queremos chamar a atenção para aqueles que, como nós, recorrem ao EBay como local de aquisição de equipamentos a custo mais baixo do que o do mercado português.

O sistema de "feedback", que é usado para construir a reputação dos membros do EBay e essencial para o estabelecimento de relações comerciais de confiança, há muito que necessitava de alterações e as agora introduzidas vêm corrigir alguns dos problemas resultantes das regras originais.

A partir de agora, os vendedores apenas podem deixar um "feedback" positivo aos compradores, de modo a evitar a habitual política de retaliações que era particularmente notória quando um comprador que pagou atempadamente, sem o que o item não lhe seria enviado, nada recebia ou aquilo que recebia não correspondia ao adquirido, era punido por classificar negativamente o vendedor.

Também é relevante o facto de múltiplos "feedbacks" positivos provenientes do mesmo membro, quando em semanas diferentes, passar a ser cumulativo, com efeitos retroactivos a 1996, pelo que se verificou um substancial aumento das classificações dos vários membros do EBay, sendo que o prazo para colocar um "feedback" foi reduzido de 90 para os 60 dias.

O "feedback" negativo ou neutro de membros suspensos ou irradicados foi removido, bem como o deixado por quem não responda em processos como o de item não pago, de modo a evitar que alguém que não cumpriu as suas obrigações, retalie.

Estas regras aplicam-se, desde já, para quem esteja registado no EBay americano e canadiano, sendo passível de ser alargado a outros mercados após uma avaliação inicial.

Numa altura em que o cambio do Dólar é favorável em relação ao Euro, apesar de o EBay ter perdido algo da sua vocação original de venda de artigos em 2ª mão, esmagados pela invasão de produtos novos comercializados por profissionais que assim alcançam um mercado global, este "site" continua a permitir bons negócios e a ser um dos locais a visitar na altura de comprar.

Sem comentários: