domingo, maio 18, 2008

GPS Holux M 241 com "data logger" - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Embalagem do Holux M 241

Para além de comunicar via "bluetooth", sendo compatível com a versão 1.2 deste protocolo e classe 2, a que corresponde um alcance de 10 metros sem obstáculos, o Holux M241 ainda tem um conector mini-usb, fornecendo dados em formato NMEA versão 3.01 a uma velocidade de 38.400 bps.

Outra inovação é o facto de este modelo poder operar sem estar ligado a um computador, tendo um sistema de interruptor de ligação, e uma autonomia de 12 horas de operação, durante as quais os dados ficam armazenados no seu interior e podem, posteriormente, ser descarregados para um computador.

O M 241 tem um pequeno écran de LCD, onde surgem informações posicionais, posicionamento de satélites, hora, velocidade, medição de distâncias e se pode aceder ao menu de configuração, onde as selecções são efectuadas através de dois botões.

O facto de para além das funções de GPS, em modo "stand alone" e em ligação a outro equipamento, poder ser usado como uma espécie de "caixa negra", registando o percurso, com dados posicionais, velocidade e hora de passagem, constitui uma importante mais valia para quem tenha que administrar frotas de veículos, planear actividades ou fazer relatórios das mesmas.

A possibilidade de apresentar os dados sobre o Google Earth, com o recurso ao "software" apropriado, facilita a visualização gráfica dos dados de navegação, podendo estes ser fornecidos em tempo real ou descarregados no final do percurso.

Por cerca de 60 euros, já com portes incluidos, o Holux M 241 pode ser adquirido no EBay, sendo um dos equipamentos na sua classe mais polivalentes e interessantes com que nos deparamos nos últimos meses.

Sem comentários: