terça-feira, maio 20, 2008

Google apresenta nova aplicação Friend Connect


Image Hosted by ImageShack
Aplicações sociais chegam ao Google

O Google apresentou o "Friend Connect", uma ferramenta que permite uma interacção entre grupos de utilizadores da Internet fora de "sites" sociais através da adição de um código específico.

Esta nova aplicação usa como base a plataforma "Open Social", permitindo aos programadores desenvolver as suas próprias aplicações sociais, compatíveis entre sí, mas independentes do próprio Google, adcionando novas funcionalidades aos "sites" que incluam este código.

Esta opção do Google tornou-se quase inevitável após algumas redes, como o Facebook ou o MySpace disponibilizarem pequenas aplicações que permitem integrar-se em quaisquer páginas, atraindo assim um maior número de utilizadores da Internet, mesmo aqueles que não procuram especificamente esta vertente.

Esta iniciativa do Google levou a Facebook a bloquear a aplicação, alegando que pode importar e expor dados dos seus utilizadores de forma ilícita, mas também cremos que será a possibilidade de usar dados de um "site" a partir do exterior, sem o visitar e proporcionar receitas publicitárias que será o factor dererminante.

Sem querer entrar, para já, no universo das redes sociais, o Google não poderia deixar de observar este segmento em franco crescimento, preparando, desde já, um conjunto de recursos que permitirá, caso seja esta a opção, entrar rapidamente nesta área através da integração dos utilizadores de uma plataforma já existente.

1 comentário:

Hope, its the last to die disse...

Olá:) Nuno

Agradecida por colocar o meu blog nos seus favoritos....


Kinynha