terça-feira, julho 29, 2008

Motor de busca Cuil quer rivalizar com o Google


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Cuil após uma pesquisa

Foi disponibilizado um novo motor de pesquisa "on-line", o Cuil, que se apresenta como rival do Google e pretende ser líder deste segmento através de uma abordagem diferente.

A maior diferença conceptual entre o Cuil e o Google reside no facto de se basearem em sistemas de ordenação resultantes de parâmetros distintos, pelo que os utilizadores verão no topo dos resultados um conjunto de páginas ou ligações diferentes.

Enquanto o Google se baseia na popularidade das páginas, ou seja, previligia as que têm maior número de ligações que apontem para elas, o Cuil tenta basear a hierarquia numa análise de conteúdos, agrupando-os de acordo com critérios que pretendem corresponder às intenções dos utilizadores.

Esta abordagem, que se baseia em princípios estatísticos transpostos para um algoritmo irá resultar numa ordenação contextual, com diversas alternativas e divisões que respondam aos principais critérios de pesquisa, apresentando imagens quando disponíveis.

Segundo os respnsáveis, o Cuil tem mais de 120.000.000.000 de páginas armazenadas, três vezes mais do que o Google e será também três vezes mais rápida do que o seu rival, algo que, fazendo alguns pequenos testes, não parece traduzir nenhuma vantagem relativamente ao seu rival, para além de um "interface" redesenhado e a divisão por categorias.

Pelos testes que realizamos, a nossa preferência continua a ir para o Google, mas admitimos que, após um período de evolução, o Cuil possa vir a ser uma alternativa interessante, sobretudo para quem recorrer ao sistema de classificação que este motor de busca implementa.

Sem comentários: