domingo, julho 27, 2008

Yahoo apresenta novo "desktop"


Image Hosted by ImageShack
Um écran do novo Zimbra Desktop

A Yahoo apresentou um novo sistema de colaboração, o Zimbra Desktop, ainda em fase Beta, que integra um conjunto de funções de partilha, visando facilitar a interacção entre diversos utilizadores que podem estar em locais distintos.

O novo "software" suporta acesso a múltiplas plataformas de correio electrónico, abrangendo quaisquer contas que suportem POP ou IMAP, incluindo as que são acessiveis, por exemplo, via Outlook, mas também as que se baseiam em "webmail".

Este novo producto possui calendários, uma área de trabalho que pode ser partilhada, editor de documentos, que poderão ser textos ou folhas de cálculo, listas de tarefas, pasta para armazenamento de ficheiros, entre outras funcionalidades que serão melhoradas e expandidas em novas versões.

O Zimbra baseia-se na tecnologia AJAX WEB 2.0, o que implica ser gratuita, aberta e portável, podendo serem escritas outras aplicações para correr sobre a plataforma base.

Existem diversos tipos de "desktop", muitos deles gratuitos, integrando um conjunto cada vez mais extenso de funcionalidades, vindo o Zimbra dar mais um contributo para o avanço de soluções de partilha que tirem partido da cada vez maior velocidade de ligação à Internet e responder ao nível de exigência crescente dos utilizadores deste tipo de "software".

Sem comentários: