quinta-feira, julho 24, 2008

Suspeita de fogo posto em Vila Velha de Ródão - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Floresta após um incêndio

Nos últimos dias, em que se verificou uma subida de temperatura, o número de incêndios tem sido elevado, com algumas das situações a levantarem suspeitas de intencionalidade junto de autarcas e autoridades policiais.

Segundo as informações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), só no combate ao incêndio de Tavila, neste concelho do distrito de Castelo Branco, participaram 67 bombeiros, apoiados por 18 viaturas, três helicópteros e quatro aerotanques, dos quais dois erams pesados.

O elevado número de meios aéreos, que parece algo desproporcionado quando comparado com os efectivos terrestres, deveu-se à necessidade de controlar rapidamente as chamas que eclodiram na hora de maior calor e evitar que alastrassem, resultando uma situação mais difícil de controlar.

Este foi apenas um de entre os vários incêndios que se registaram no mesmo dia nos concelhos de Coimbra, Ansião, Vidigueira, Alcobaça e Ourém, os quais foram combatidos por mais de 260 bombeiros e quase uma centena de viaturas e meios aéreos.

Os sucessivos fogos que ocorreram no concelho de Vila Velha de Ródão, com ocorrências ao longo das duas últimas semanas, já resultou numa investigação por parte da Guarda Nacional Republicana, que, caso recolha indícios suficientes a encaminhará para a Polícia Judiciária, responsável por este tipo de criminalidade.

Sem comentários: