quinta-feira, novembro 13, 2008

Chips na matrícula em 2009


Image Hosted by ImageShack
Exemplo de duplicador de transponders

Os "chips" ou "transponders" a serem colocados nos veículos deverão ser obrigatórios no próximo ano, sendo os custos suportados pelos proprietários.

Entre as alegadas vantagens encontra-se uma maior facilidade de controle por parte das autoridades policiais e fiscais, verificando imediatamente se o veículo tem seguro e inspecção, o pagamento automático de portagens e a possibilidade de implementação de novas aplicações, como abertura automática de portas, débitos de consumos ou outros.

Ainda não há, no entanto, uma resposta quanto à segurança do dispositivo, que poderá ser lido recorrendo ao equipamento apropriado, sendo possível prever que a sua duplicação poderá ocorrer com alguma facilidade, cabendo ao legítimo proprietário a prova de que não é responsável pelos factos ou acções atribuidos a quem está atribuido o identificador.

Também falta o parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que poderá ou não aprovar a implementação de "chips", com base nas intenções e possibilidades actuais, mas que dificilmente poderá prever todas as evoluções e novas aplicações que poderão não observar as permissas que servem de base ao pedido de autorização.

A opção de usar este sistema como forma de prevenção e combate a crimes, como o roubo e furto de viaturas, incluindo o "car jacking", parece não ter sido contemplada nesta fase, apesar de os "transponders", quando correctamente posicionados e utilizados serem uma alternativa interessante a muitos dos dispositivos de localização que, pela sua concepção, possuem vulnerabilidades difíceis de superar.

Sem comentários: