quinta-feira, maio 14, 2009

Crianças ainda correm perigos em viagem - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um dispositivo de retenção

Mesmo após numerosas campanhas e uma evidente melhoria de condições, a Ordem dos Enfermeiros (OE) constatou que continuam a existir numerosos casos em que as crianças são incorrectamente transportadas, correndo sérios riscos de acidente grave.

Numa dezena de operações "stop", que averiguaram 729 situações em vários duistritos do País, Comissão de Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (CEESIP) avaliou a forma como as crianças são transportadas e elaborou algumas estatísticas indicadoras, que servem como base de trabalho e de análise.

Aproximadamente um quinto das crianças avaliadas num estudo viaja sem sistema de retenção adequado, sendo que algumas viajam em locais inadequados, inclusivé ao colo ou no compartimento de carga, acrescendo ainda perto de um terço que não usa de forma correcta o dispositivo de retenção.

Com quase metade metade das crianças a serem transportadas numa situação de risco, o estudo concluiu ainda que esta situação não é uniforme em todo o País, com distritos onde transporte é efectuado com maiores cuidados, como o de Vila Real ou Coimbra, e outros em que se verifica a situação contrária, como no caso de Porto e Faro.

Sem comentários: