sábado, maio 16, 2009

Começou a "Fase Bravo"


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

A "Fase Bravo", a segunda que envolve um maior número de meios no combate a incêndios florestais, iniciou-se na passada sexta-feira e decorre até 30 de Junho, data de início da "Fase Charlie", quando o dispositivo atingirá o máximo de meios e recursos disponíveis.

Nesta fase vão ser mobilizados 6.159 elementos, apoiados por 1.623 veículos e 24 meios aéreos e auxiliados por informações e alertas provenientes de 66 postos de vigia.

Na "Fase Charlie" prevê-se um total de 9.830 elementos, 2.276 viaturas, 56 meios aéreos e 236 postos de vigia dependentes da Guarda Nacional Republicana, sendo um efectivo sensivelmente idêntico ao do ano passado, verificando-se alguns ajustes na distribuição das aeronaves, que estarão disponíveis até ao final de Setembro.

Apesar de uma crescente tendência para uma maior profissionalização, com uma alteração de proporção entre voluntários e profissionais, existe uma estabilização a nível dos meios envolvidos, a nota dominante é a estabilidade a nível de efectivos e dos meios disponíveis, sendo expectável que a melhoria a nível de comunicações e coordenação verificada nos últimos anos tenda a dar resultados.

Sem comentários: