quarta-feira, julho 08, 2009

Falha de segurança põe em risco PCs com o Windows e Explorer


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Explorer 7

A Microsoft lançou um severo aviso de uma grave vulnerabilidade no controlo ActiveX do sistema de vídeo que permite o acesso de "hackers".

Esta vulnerabilidade, que poderá já estar a ser explorada há uma semana, verifica-se especificamente em computadores com os sistemas operativos Windows XP e Windows Server 2003 e Internet Explorer 6 e 7, pelo que outras combinações estarão, pelo menos por agora, fora de perigo.

O ataque baseia-se em mails falsos do tipo "phishing" que redirecionam is utilizadores para "sites" infectados ou comprometidos, após o que os computadores ficam sob controle dos "hackers".

Enquanto a Microsoft não concluir uma actualização que elimine este problema, a sugestão do fabricante é a de os utilizadores desactivarm o controle ActiveX que coloca o equipamento em risco, recorrendo às instruções que disponiblizou no seu próprio "site".

Pela nossa parte, para além dos cuidados habituais quando se seguem ligações incluidas em mensagens, sobretudo de proveniencia desconhecida, sugerimos igualmente que seja feita a actualização do Explorer para a versão 8, a qual não se inclui na lista de produtos vulneráveis e pode ser efectuada gratuitamente e com rapidez.

Sem comentários: