segunda-feira, julho 06, 2009

Peritos alertam para alargamento da época de fogos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Acresce o ciclo de regeneração natural após os fogos em zonas economicamente insustentáveis e que, portanto, não são expontaneas, não ordenadas e resultando numa acumulação de vegetação que facilmente será pasto das chamas.

Nestas áreas o problema agrava-se pela falta de acessos, típico em zonas desordenadas e agravada pelas absurdas restrições de circulação fora de estrada, bem como pela ausência de barreiras de contenção, dando origem a uma continuidade extremamente perigosa que permite o fácil alastrar das chamas.

No entanto, apontar para causas naturais é, em sí próprio, uma demissão e um afastar de toda a responsabilidade inerente aos decisores que ao longo de anos têm previlegiado políticas de efeitos imediatos, sacrificando a sustentabilidade futura do País e comprometendo gerações futuras.

Ao longo de décadas, a evolução do Interior, onde obviamente existem melhoramentos em diversas áreas, que em muitos casos não passam de paliativos que não compensam o manifesto abandono por parte do poder político, resulta numa vulnerabilidade extrema que, conjuntamente com uma evolução demografica preocupante e alterações climáticas recentes permitem prever o pior.

Sem comentários: