sexta-feira, julho 10, 2009

Regresso às origens: a bússola - 7ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma bússola orientada sobre um mapa

A fórmula será, portanto ( ano actual - ano do mapa ) X variação da declinação anual + declinação magnética constante do mapa, sempre com o cuidado de verificar se existe alguma das situações de excepção anteriormente mencionadas.

Lembramos que a cada grau correspondem 60 minutos, pelo que sempre que o valor obtido exceder 60, deve ser efectuada a conversão através de uma fórmula simples, valor obtido / 60, sendo o número inteiro resultante em graus e o resto, o complemento deste em minutos.

Actualmente, a declinação magnética em Portugal Continental é de 4º Oeste, ou seja, 4º negativos, sendo este o eixo para o qual se deve apontar a agulha magnética, ficando assim a bússola apontada no sentido no Norte geográfico.

Na Madeira e Açores, a declinação actual, também segundo o Instituto de Meteorologia, é de 6º e 12º Oeste, devendo-se verificar cuidadosamente a declinação noutros locais que não os mencionados seja através da operação matemática mencionada, seja recorrendo ao meio dia solar, o qual determina o eixo Norte-Sul.

Sem comentários: