quinta-feira, agosto 06, 2009

244 voluntários protegem a floresta de Castelo Branco


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Integrados no programa Voluntariado Jovem para as Florestas do Instituto Português da Juventude, a decorrer entre 1 de Junho e 30 de Setembro, decorrem 16 projectos de protecção de áreas florestais promovidos por autarquais e entidades do distrito de Castelo Branco.

No total, a nível distrital, serão 244 voluntários, entre os 18 e os 30 anos, integrados em 16 projectos, que participam em acções de prevenção de incêndios, reflorestação de áreas ardidas e sensibilização de populações, sendo que na região Centro há 1.372 participantes integrados numa centena de iniciativas.

Estes números revelam também que cada projecto terá, em média, 14 a 15 participantes o que, distribuido pelas quase outras tantas semanas que vão do início de Junho ao fim de Setembro, resulta num único elemento por semana ou um par deles, caso cada voluntário cumpra duas semanas.

Desta simples operação resulta, obviamente, que ou o período anunciado não será coberto pela totalidade dos projectos, ou os efectivos serão insuficientes para uma acção eficaz, o que justificaria encurtar prazos e fundir acções de forma a haver um efectivo e enquadramento adequado.

Encurtar prazos, reduzir o número de iniciativas ou concentrar meios seria uma opção a ter em conta de modo a que uma excessiva dispersão não comprometa nem a eficácia, nem a própria segurança dos participantes, factor fundamental quando se organizam programas de voluntariado para jovens cuja preparação é, obviamente, inferior à de profissionais habituados a operar em zonas onde podem ocorrer incêndios.

Sem comentários: