terça-feira, agosto 04, 2009

Chamas na Madeira atingem habitações


Image Hosted by Imageshack
Helicópteros preparam-se para combater um fogo

Dois incêndios graves na ilha da Madeira aproximaram-se das habitações, tendo na freguesia do Caniço duas casas terem sido atingidas, obrigando a realojar os habitantes, situação que acontece pela primeira vez este ano.

Os incêndios nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, pelas características locais em termos geográficos e pela particularidade resultante de serem ilhas afastadas da plataforma continental onde se encontram a maioria dos meios de reforço, justificam uma breve reflexão.

Se por um lado existem condições que tendem a limitar a extensão dos fogos, o afastamento do Continente e a extrema dificuldade no envio de meios de reforço em tempo útil são motivo de preocupação e suscitam a necessidade não apenas de dispor de um sistema de reserva, como também de implementar medidas de ordenamento que protejam, sobretudo, as zonas urbanas.

Se a solução passa, naturalmente, pela prevenção e pela diminuição de comportamentos de risco, o facto é que este é um processo moroso, pelo que se vai verificar um desfasamento inevitável até que as medidas comecem a surtir algum efeito.

Para além da necessidade de uma base permanente de protecção civil nas ilhas, com a estutura necessária para acolher meios enviados do Continente, proporcionando apoio logistico e meios humanos suplementares, é necessário que existam planos que prevejam formas de envio de meios de reforço, estabelecendo a sua tipologia e efectivos conforme a situação no terreno.

Sem comentários: