sexta-feira, agosto 07, 2009

Protecção Civil recomenda medidas de protecção aos bombeiros


Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância dos bombeiros

A previsível epidemia da gripe A, ou H1N1, e a necessidade de proceder ao transporte de doentes levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a emitir uma lista de recomendações a serem adoptadas pelas corporações de bombeiros.

O uso de máscaras e equipamento de protecção individual, a lavagem e a higienização das ambulâncias estão entre as recomendações, mas também é dado relevo ao número de tripulantes que deve estar presente em cada ambulância.

Segundo a ANPC cada tripulação de ambulâncias que transporte alguém suspeito de ter contraido o H1N1 deve ser composta por três elementos, incluindo o condutor e dois elementos para acompanhar o doente, sempre que tal seja possível.

Falta distribuir equipamentos de protecção pelas corporações, sem os quais é impossível proceder ao transporte de suspeitos de gripe A, mas também elaborar planos de contingência prevendo a diminuição de efectivos disponíveis em caso de epidemia, do que pode resultar uma situação de ruptura em face do aumento do número de transportes e do aumento da facilidade de contágio.

Sendo benvindas, as recomendações necessitam de ser acompanhadas com a distribuição atempada de meios e equipamentos, de formação adequada e de um planeamento rigoroso, capaz de antever os piores cenários e mobilizar os efectivos necessários para suprir o acréscimo de serviços de transporte e a dificuldade expectável em manter o número de elementos que respondam a todas as solicitações.

Sem comentários: