domingo, agosto 02, 2009

GNR revela que os dados sobre fogos de 2007 e 2008 foram alterados - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou que os dados referentes à área ardida e número e local de ocorrências constantes dos dados oficiais de 2007 e 2008 constantes no Sistema de Gestão de Informação dos Incêndios Florestais (SGIF) foram alterados.

Esta revelação da GNR, sobra a qual a tutela, o Ministério da Administração Interna, nãos e pronuncia, choca com a resposta do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), que tutela a Autoridade Florestal Nacional (AFN) e para quem os dados desta entidade estarão correctos e são válidos.

Segundo a GNR foram vários os casos em que os elementos de ligação com os Comandos Distritais de Operações de Socorro deram conta que os dados intruduzidos pelas Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) asurgiram alterados quando passavam a constar do SGIF.

Igualmente grave, por ser uma óbvia distorsão da realidade são as ocorrências constates do SGIF que a AFN converteu em queimadas, tal como alterações quanto à localização original e ocorrências e à área ardida.

Sem comentários: