quarta-feira, agosto 05, 2009

GNR revela que os dados sobre fogos de 2007 e 2008 foram alterados - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Consolidar dados é, obviamente, uma necessidade, mas esta é uma missão que deve caber em exclusividade a quem gere o sistema, neste caso a GNR, e nunca poderá passar por uma entidade cujos responsáveis são de nomeação essencialmente política.

Sabendo-se que os dados referentes aos incêndios florestais, por mais objectivos que sejam, terão sempre uma leitura política de carácter subjectivo, alimentar polémicas através de actos de gestão que, independentemente da sua valia, serão sempre contestados, é manifestamente um erro que descentra a atenção do cerne do problema.

Esta polémica, quase certamente, não existiria caso a consolidação fosse da responsabilidade do GNR, entidade que surge acima de querelas partidárias e de interesses particulares, e à qual cabe, efectivamente, a gestão do sistema e, logicamente, a validação dos dados que este contém.

Num País onde a desconfiança impera, torna-se imprescindível optar pela maior transparência, sabendo-se que quando surgem dúvidas, por mais cabais que sejam as explicações, estas nunca são totalmente dissipadas e continuarão a corroer um sistema político que se fragiliza diariamente.

Sem comentários: