sexta-feira, dezembro 18, 2009

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
O efeito de um sismo na Indonésia

O recente sismo ocorrido em Portugal, sem consequências de maior para além de relembrar que o nosso País se encontra numa zona de risco, serve também para recordar que é necessário estar preparado para esta eventualidade, dispondo de alguns meios e conhecendo os procedimentos a adoptar.

É necessário, com antecedência, assumir que a possibilidade de um sismo existe e preparar um plano a seguir em caso de emergência, o que implica uma conversa com todos os elementos de cada agregado familiar de modo a acertar procedimentos.

É essencial dispor de alguns meios, que incluem lanternas, que necessitam de ser verificadas periodicamente, extintor de incêndio, estojo de primeiros socorros e um conjunto de víveres, que incluam uma reserva de água potável e enlatados, os quais devem igualmente ser verificados de modo a avaliar da sua validade.

Também é necessário ter um plano, que implica verificar quais os locais mais seguros da habitação, quem os irá ocupar caso seja necessário dispersar os elementos de uma família, bem como pontos de encontro, caso seja necessário abandonar a casa.

Sem comentários: