quinta-feira, dezembro 17, 2009

Homologar pneus num Land Rover Defender - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Pneus largos num Defender

A Land Rover é uma das marcas que oferece maior resistência na aceitação de medidas de pneus não homologados originalmente, obrigando os proprietários de veículos da marca que pretendam utilizar legalmente pneumáticos com medidas diferentes a um longo e dispendioso processo de resultado algo incerto.

São condições para homologar pneus que estes fiquem no interior da cava das rodas e que estas se encontrem em bom estado, que não toquem em nenhuma peça ou estrutura e que o conta-quilómetros continue a marcar correctamente a velocidade.

No caso dos Defender 90 encontram-se homologados, entre outros e dependendo do modelo exacto, pneus 265/75R16 e 235/85R16, com diametros nominais de 803,9 e 805.9 mm respectivamente, pelo que um pneu com uma altura de entre os 770 e os 840 mm estarão dentro do limite dos 5% relativamente a um erro de velocímetro.

Esta margem de erro de 5% é, na verdade, inferior ao de muitos automóveis, onde surgem diferenças que bem podem chegar aos 10%, mas é compreensível que no caso de modificações se imponham limites mais apertados.

Sem comentários: