terça-feira, dezembro 08, 2009

Correntes de neve - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um exemplo de correntes de neve

Circular na neve obriga a pneus adequados, algo que tende a ser dispendioso se incluirmos as jantes, ou ao uso de correntes de neve, situação mais acessível, mas nem sempre a mais prática e que implica aquisições algo volumosas.

A falta de disponibilidade de correntes de neve para uso generalizado, mesmo em zonas ou locais de queda de neve, continua a fazer-se sentir, afectando tanto os meios de socorro como os veículos particulares, que assim terão maior probabilidade de acidente ou, simplesmente, de ficarem retidos, obrigando a uma evacuação.

Mesmo havendo disponibilidade, o recurso a correntes de neve implica instalação prévia, caso se queira evitar a situação de as colocar após um pedido ou o surgimento de uma situação, do que decorrem demoras por vezes inaceitáveis, obrigando, eventualmente ao esforço suplementar de as colocar e remover conforme o estado das estradas na região.

Em zonas mistas, onde apenas parte das vias requerem o uso de correntes, a situação pode ser ainda mais complexa, obrigando a escolher quais os meios que as devem ter instaladas e quais os que não devem, limitando posteriormente a escolha daqueles que poderão desempenhar missões numa e noutra área.

Sem comentários: