quinta-feira, dezembro 10, 2009

Marcha contra as taxas nas áreas protegidas - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma área protegida

Vai-se realizar no próximo dia 12 de Dezembro uma marcha silenciosa que visa protestar contra as taxas a pagar para organizar actividades que impliquem aceder aos espaços naturais protegidos na dependência do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

A iniciativa decorre em Braga, com concentração pelas 09:00 junto do Arco da Porta Nova e precorrerá diversas artérias da cidade, terminando na Avenida Central, tendo a organização solicitado que os participantes enverguem roupas pretas ou usem uma fita negra no seu bastão.

O objectivo é revogar a Portaria 1245/2009, que estabelece taxas a apgar para aceder às áreas dependentes do ICNB, os quais limitam severamente os acessos e criam obstáculos quase instansponíveis à prática de diversas actividades.

A legislação constante da portaria visada estabelece um montante de 200 euros apenas para que o ICNB aprecie o pedido, que pode ser algo tão trivial e inócuo como um simples passeio a pé para observar a Natureza, organizado por um simples clube, mas que pode atingir valores ainda mais absurdos caso haja deslocações de técnicos ao local.

Sem comentários: