sexta-feira, julho 02, 2010

Cabos de afastamento de ramos - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Cabos para afastar ramos num Discovery

A utilização de cabos para afastar ramos é uma opção popular entre os praticantes de todo o terreno, sendo aconselhável quando se efectuem percursos em zonas densamente arborizadas, de modo a evitar que ramos danifiquem o parabrisas ou o limpa parabrisas.

A opção mais simples é a de escolher dois pontos de fixação de cada lado do veículo, uma no seu extremo, que pode ser num mata-vacas ou "bull-bar" ou um olhal sobre o para-lamas, e outro no angulo do tejadilho, que pode igualmente ser um olhar, mas também um "roof rack" ou uma barra com faróis.

Seguidamente, usa-se cabo de aço, preferencialmente inoxidável, com um gancho em cada extremidade, um dos quais pode incluir um sistema de tensor, que permita esticar o cabo, evitando que este se solte, podendo estas peças ser adquiridas numa loja de ferragens ou de bricolage.

Como alternativa, com a vantagem adicional de incluir um sistema de remoção rápido, existem os modelos da Bush Cables, uma pequena empresa inglesa dedicada especificamente à concepção e produção deste tipo de cabos.

Sem comentários: