terça-feira, abril 26, 2011

O Galileoscope na fotografia - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma extensão no adaptador T2 com o tubo do Galileoscope

Dado que este adaptador custa perto de 40 Euros, o mesmo pode ser improvisado recorrendo a uma simples extensão cilíndrica, devidamente roscada, na qual serão feitos os furos onde serão introduzidos parafusos de fixação e ajuste.

Uma extensão simples com 52 mm de diametro, roscada de ambos os lados, e com uma extensão de 43 mm, sem incluir a rosca macho, custa perto de 8 Euros, incluindo portes, e é fácil de encontrar no EBay, bastando depois furá-la e roscá-la nos locais certos para obter uma peça equivalente a um modelo muito mais dispendioso.

Image Hosted by ImageShack
Uma adaptador para telescópio

Surgem aqui várias opções, que melhoram o sistema a vários níveis, aumentando a estabilidade e rigidez e eliminando a entrada de luz, o que distorce sempre a qualidade da imagem.

Para diminuir a entrada de luz, basta adicionar um simples disco de borracha negra, que pode ser seguro por um par de "o-rings" em torno do Galileoscope, mas também se pode recorrer a uma secção do mesmo material usado para, por exemplo, evitar a entrada de fluxos de ar sob uma porta e que parece ser composto por uma série de pequenos pelos.

Sem comentários: